Quando o fascismo bate à nossa porta

Sábado, 27 de outubro, véspera da Eleição mais tensa da nossa história recente. Procuro um Livro para ler e amenizar minha ansiedade à flor da pele. Por acaso, ou não, tiro da estante um livro, há mais de dois anos comprado, o qual nunca me dera ao trabalho de folhear: “O TRAUMA ALEMÃO” de Gitta Sereny. A autora escreve sobre a Alemanha da 2ª metade do século XX , num exame da culpa, das negativas Leia mais…

A herança da rainha: impactos da mineração inglesa no interior da Bahia

Por Gislene Moreira. A Inglaterra é uma referência mundial na regulação da emissão de gases tóxicos. Desde os anos 1950, o país iniciou uma política de redução da queima de combustíveis fósseis apontada como pioneira no planeta. A medida foi provocada depois do Big Smoke, quando um espesso nevoeiro em 1952 provocou a morte de mais de cinco mil londrinos. Em se tratando do país onde se consolidou a revolução industrial e o capitalismo moderno, Leia mais…

Brasil é o 5º país mais caro para se ter um carro 0 km; confira o ranking

Levantamento de consultoria britânica aponta que o nosso mercado é um dos que cobra mais para se adquirir um veículo Primeiro foi a pandemia, depois a alta do dólar. Mais recentemente, componentes eletrônicos começaram a faltar no mercado. Juntando todos estes fatores e um cenário instável da economia, o resultado é que, do ano passado para cá, os preços dos automóveis novos no Brasil disparou. E com o aumento de preços dos novos, os valores cobrados por modelos usados Leia mais…

A busca pelo equilíbrio no mundo contemporâneo a partir de quatro pilares

A busca pelo equilíbrio no mundo contemporâneo a partir de quatro pilares Por Camila Lourenço Atualmente é comum se falar um novo estilo de vida: mais equilibrado, integrado e saudável em todos os aspectos. Yoga, meditação, espiritualidade e alimentação são componentes que atuam na procura permanente do bem-estar completo. De acordo com o site Sempre Bem, a procura pela yoga e pela meditação aumentou 50% e 82%, respectivamente, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Leia mais…

Que um dia eu também me torne índio!

Paradigmas a serem aprendidos com humildade Atualmente a indústria química está dedicada aos estudos de vários remédios utilizados pelos índios da Amazônia, como por exemplo a copaíba, um excelente anti-inflamatório e cicatrizante. Melhor que a maioria dos produtos inventados pelas competentes indústrias inglesas, alemãs e americanas. É uma grande contribuição para a saúde. Esta descoberta só está sendo possível porque os índios ainda existem. Preservar as culturas vivas não é só respeitar os direitos de Leia mais…

Quando a ortodoxia de galinheiro aciona a porta giratória

Que título enigmático e não vai me dizer que por trás dele se esconde conhecimentos econômicos de sábios doutores! Na verdade, não vim aqui para complicar e sim, tentar traduzir ideias propagadas aos 4 ventos, como soluções mágicas para intrincados problemas. Não tenho dúvidas que a linguagem dos “acadêmicos”, em lugar de estimular o pensamento crítico, faz justo o contrário, bloqueia não só a participação como o interesse popular. A última novidade surge com certo Leia mais…

A arte do ser sobrevive às drogas e à pandemia

Quem foi RONALDO TORQUATO ? Um anônimo que morreu de Covid ? Para milhões de pessoas seria apenas um número a mais na estatística dos atuais 300 000 mortos da tragédia brasileira em curso. Para mim entretanto, é muito, muito mais que isso. Choro sua morte em silêncio! Percorro minhas paredes à procura de seus quadros! Uma história de vida entrelaçada à minha, em momento muito específico e importante, haja visto que falei dele por Leia mais…

Luiz Gonzaga Belluzzo

Como podemos definir esse curioso personagem chamado Belluzzo, morador de SAMPA, descendente de italiano, cientista social, economista, mestre de uma das mais importantes Universidades brasileiras a Unicamp, assessor ministerial em vários momentos da cena política brasileira, palmeirense doente ou …  um homem múltiplo e apaixonado ? Sou tentada, sem muita certeza, à enquadrá-lo na última definição  aliás falar em definição é inapropriado pois, toda vez que queremos definir algo, na verdade, só fazemos um mero Leia mais…

Borba Gato, Marielle e Marighella: quem é o verdadeiro “inimigo do povo”?

No dia 30 de julho, o monumento a Carlos Marighella em São Paulo, no mesmo local onde ele foi morto com 4 tiros em operação do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social, assim era chamado) na Ditadura Militar, em 1969, amanheceu com tinta vermelha fresca. No mesmo dia, na Zona Oeste, ainda em São Paulo, uma imagem da Marielle Franco, assassinada em 2018, amanheceu coberta por também uma tinta vermelha e rasurada com a frase “Viva Leia mais…